Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Empresa Case Studies Case Study - Virtualização na Câmara da Maia
Acções do Documento

Case Study - Virtualização na Câmara da Maia

Com o objectivo de modernizar o centro de dados e melhorar os processos de operação e manutenção, a Eurotux implementou o ambiente de virtualização com tecnologia Oracle VM.

Com o objectivo de modernizar o centro de dados e melhorar os processos de operação e manutenção, a Eurotux implementou o ambiente de virtualização com tecnologia Oracle VM.

Desafio

Implementar uma tecnologia de virtualização moderna, que permitisse melhorar os processos de operação e manutenção de infra-estruturas, diminuir os custos com a aquisição de infra-estruturas através de uma maior da rentabilização dos recursos existentes e consolidar os serviços existentes numa solução moderna e eficiente.

Plataforma Tecnológica

Fase 1 – análise dos serviços e infra-estruturas existentes

Durante a fase inicial do projecto, foi realizada uma análise às plataformas tecnológicas existentes e às próprias infra-estruturas que os suportavam. Foi encontrado um ambiente heterogéneo, com equipamentos dentro de um alargado intervalo de idade e tecnologias de sistema operativo e serviços diferentes (plataformas Microsoft e Linux, várias versões de sistemas operativos, várias versões de Bases de Dados e serviços aplicacionais).

Fase 2 – implementação de ambiente virtual

A nova infra-estrutura foi instalada com as mais recentes tecnologias de bladecenter e storage da IBM, na qual se implementou a tecnologia de virtualização da Oracle (Oracle VM). Os grandes objectivos do projecto foram definidas com o cliente: construir um ambiente fiável e facilmente escalável, com um desempenho de acordo com o esperado e que permita consolidar as políticas de gestão e manutenção.

Depois da instalação base, foram criados templates com base nos quais as novas plataformas são criadas, o que agiliza o processo de activação de novos serviços e standardiza as plataformas-base.
A implementação do ambiente foi efectuada em conjunto com a equipa de Informática da Câmara da Maia, tendo acontecido uma transferência de know-how na forma de workshops práticos relativamente a todas as tecnologias envolvidas.

Fase 3 – concretização de serviços

Depois da instalação do ambiente, foram implementados alguns serviços tendo como base as condições criadas (templates, políticas de instalação) com o acompanhamento da equipa técnica da Eurotux. Estão vários serviços em produção neste novo ambiente, decorrendo em paralelo a migração de serviços das plataformas antigas paraeste novo ambiente.

Benefícios / Vantagens

Verifica-se já uma série de benefícios imediatos: a fiabilidade, desempenho e flexibilidade do ambiente, que se traduz em melhoria de qualidade dos Serviços prestados à Comunidade de utilizadores e também ao público em geral (nos Serviços expostos à Internet). As necessidades de infra-estrutura são agora satisfeitas de forma rápida e eficaz, com uma melhoria efectiva de disponibilidade global.

A implementação de novas soluções demora consideravelmente menos tempo, tirando partido dos templates criados. A segurança global foi ainda melhorada, uma vez que é possível segmentar soluções de TI em diferentes máquinas virtuais, dando acesso a fornecedores ou a parceiros exclusivamente aos serviços a que devem aceder.

Segundo o Eng. Couto e Vale, responsável da Câmara da Maia, "Estamos a sentir uma gestão mais eficaz e dinâmica dos recursos, maior disponibilidade, facilidade na criação de disaster recovery e menor consumo energético". A propósito deste projecto, foi publicado um artigo na Semana Informática.