Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Actos de Engenharia Informática na Ordem dos Engenheiros
Acções do Documento

Actos de Engenharia Informática na Ordem dos Engenheiros

O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Informática (CNCEI) desenvolveu um projecto para identificar, contextualizar e classificar os actos do profissional de Engenharia Informática, tendo apresentado a primeira versão deste documento no seu congresso, realizado em Outubro de 2012.
Publicado em 2013-02-26

O documento define em primeiro lugar a tipologia dos diferentes trabalhos realizados por um engenheiro: os projectos de Engenharia (análise, concepção e implementação da solução), a gestão de Engenharia (organização, controlo e coordenação de recursos) e a fiscalização (avaliação dos níveis de desempenho e rigor dos actos de desempenho). Para além destes tipos, existe também a execução (a realização, no plano do tangível, das soluções de base tecnológica).

Em seguida, foram definidos os actos da Engenharia Informática. Estes são Planeamento e Auditoria de Sistemas de Informação; Análise de Domínio e Engenharia de Requisitos; Concepção e Construção de Soluções Informáticas; Teste e Validação de Soluções Informáticas; Planeamento e Exploração de Infra-Estruturas de Tecnologias de Informação e, por fim, Gestão de Projectos e Sistemas de Informação.

O CNCEI acredita que este documento – considerado um ponto de partida em contínua evolução - pode ser um referencial fundamental para que esta Ordem possa sustentar e regular o âmbito de actuação dos seus profissionais, bem como um instrumento de consolidação da comunidade de Engenheiros Informáticos em Portugal.

Eurotux participou na elaboração do documento
A estratégia seguida pelo Conselho passou pelo estabelecimento de um quadro conceptual adequado ao contexto socio-económico Português, alinhado com os principais referenciais internacionais na caracterização das profissões de Engenharia Informática. Posteriormente, foram criados grupos de trabalho constituídos, na maioria, por profissionais vindos da indústria e com experiência nas áreas em causa.

Os resultados deste trabalho, concretizado na Região Norte da Ordem dos Engenheiros, foram apresentados e discutidos com os Conselhos Regionais Centro e Sul bem como com os anteriores presidentes do CNCEI.

A Eurotux foi convidada a participar neste projecto, acompanhando os trabalhos de análise e discussão, estando também presente na sua apresentação, no Congresso da Ordem dos Engenheiros.