Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Meteo.pt foi o site do Governo mais visto pelos portugueses
Acções do Documento

Meteo.pt foi o site do Governo mais visto pelos portugueses

De acordo com dados lançados pelo Grupo Marktest, o site de meteorologia do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), antigo Instituto de Metereologia, cuja infra-estrutura é administrada pela Eurotux, foi o portal do Governo mais visitado pelos portugueses em 2012.
Publicado em 2013-02-26

O portal www.meteo.pt, cuja designação foi alterada recentemente para www.ipma.pt, foi o website do Governo com o maior número de utilizadores únicos e também liderou no que diz respeito ao número de páginas visitadas e ao tempo de permanência no site por parte dos internautas, durante o ano de 2012.

No total, entre Janeiro e Novembro, o site recebeu 2.4 milhões de visitantes diferentes, um número bastante distante do segundo mais visitado, o portal da Segurança Social, com 1.4 milhões de utilizadores.

No que diz respeito ao tempo despendido pelos utilizadores, o ipma.pt foi visionado durante 1.7 milhões de horas, num total de 201 milhões de páginas visitadas. No total, a utilização do portal do IPMA correspondeu a 26 por cento do total de páginas visitadas e 33 por cento do total de tempo dedicado a sites do Governo português.

Entre Janeiro e Dezembro de 2012, os sites do Governo foram visitados por 3.9 milhões de internautas residentes no Continente, que  visitaram 774 milhões de páginas e passaram 525 milhões de horas nos portais da Administração.

Ligação entre a Eurotux e o Instituto de Metereologia

Embora não tenha desenvolvido o site, a Eurotux é responsável pela gestão da infra-estrutura que torna possível o seu funcionamento, em particular ao nível de servidores. Se há alguns anos foi feita uma instalação em servidores físicos, neste momento existe uma forte aposta na virtualização. Por isso, neste momento, a Eurotux está a implementar a solução Nuxis, para gerir a virtualização destes servidores.

A equipa do IPMA possui uma central de monitorização interna onde, para além de serem monitorizados os equipamentos fora das áreas de TI, foi também instalada a solução de monitorização Eurotux. Para além disso, essa central é monitorizada remotamente pela Eurotux.

A Eurotux monitoriza, gere e efectua optimizações em permanência, de forma a que a disponibilidade e desempenho deste portal, mesmo em situações de muito grande volume de acessos, nunca estejam em causa. A empresa colabora com o IPMA nas áreas de desenvolvimento, tendo implementado a intranet utilizada pelo instituto e todas as suas dependências no continente e ilhas, bem como vários outros projectos.