Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Bases de dados open source permitem melhor desempenho e menor custo em IBM Power
Acções do Documento

Bases de dados open source permitem melhor desempenho e menor custo em IBM Power

Melhor performance, maior eficiência, mais rapidez e menor custo. Eis as grandes virtudes das bases de dados open source otimizadas para os sistemas IBM Power que a Eurotux implementa.
Publicado em 2017-09-27

O software de código aberto faz já parte da realidade de muitas empresas e está a crescer, cada vez mais, a aposta em bases de dados (BD) open source. Um sucesso que se explica facilmente pela redução de custos que promove, uma vez que os gastos com licenças de software podem atingir valores relevantes na economia empresarial.

A Eurotux, que tem o estatuto de IBM Gold Business Partner, tem ampla experiência a trabalhar com soluções open source e com as plataformas de servidores IBM, incluindo os sistemas Power. Uma conjugação perfeita que permite aos seus clientes garantir alta segurança e disponibilidade a baixo custo, com redução de gastos de gestão, de infraestrutura e de energia.

Relação desempenho-preço duas vezes superior

Hoje em dia, as BD open source já atingiram uma maturidade tecnológica que lhes permite oferecerem níveis de desempenho ótimos, mesmo perante grande volume de dados e aplicações críticas. Foi nesse sentido que a IBM colaborou diretamente com empresas de software de código aberto, como a EnterpriseDB (EDB), que disponibiliza uma versão melhorada da BD open source PostGreSQL apta para suportar cargas críticas de trabalho com segurança.

Testes recentes, realizados internamente pela IBM, demonstraram que a EDB tem um desempenho 80% melhor em processadores POWER8, em comparação com os x86, em configurações semelhantes. De acordo com esses mesmos ensaios, as empresas podem conseguir até 60% mais de trabalho útil por dólar gasto quando implementam a solução EDB na plataforma IBM Power.

Bases de dados NoSQL ou não-relacionais, otimizadas para suportar dados não estruturados, como MongoDB, Neo4j, RedisLabs e Cassandra, e bases de dados SQL ou relacionais (RDBMS), otimizadas para armazenar e recuperar dados estruturais, como PostGreSQL e MariaDB, estão otimizadas para uma melhor performance a um custo mais baixo em Linux on Power, incluindo o POWER8.

A IBM assegura uma relação desempenho-preço duas vezes superior aos sistemas x86 para a MongoDB, e 1,8 vezes superior para a EDB, garantindo uma melhor performance e uma menor proliferação de servidores. Já a conjugação da RedisLabs com o POWER8 resulta num nível de desempenho com um custo por transação 70% menor e num rendimento 200% maior do que o equivalente x86, segundo os testes da IBM.

A par destas vantagens, acrescentam-se os benefícios de flexibilidade e escalabilidade que permitem acompanhar as crescentes exigências das empresas que, continuamente, requerem maior disponibilidade dos sistemas.

Competências técnicas de nível "Gold"

O POWER8 foi projetado para assegurar elevado desempenho perante cargas pesadas de trabalho e bases de dados de código aberto, com 4 vezes mais threads de processamento e 4 vezes mais banda de memória por núcleo, comparativamente com outros processadores. Ficam, assim, garantidas operações mais rápidas e tempos menores de execução, com poupanças significativas de custos.

A Eurotux tem ampla experiência em termos dos sistemas IBM Power, disponibilizando às empresas serviços de excelência, como atesta o estatuto de IBM Gold Business Partner que distingue não só a sua competência técnica, mas também a satisfação dos clientes e o sucesso de vendas. Os técnicos certificados da Eurotux ajudam as empresas a adaptar as infraestruturas tecnológicas à medida das suas necessidades, em termos de big data, mobile, cloud, segurança, análises, entre outros aspetos, garantindo o melhor aproveitamento dos recursos e a solução ideal para cada caso.

Prestando serviços de operações, de assistência a instalações, de migrações, de sistemas de Gestão de Bases de Dados, de Business Intelligence, de comunicações, de redes, de desempenho e de planeamento de sistemas, a Eurotux é um aliado de peso para quem quer contar com os altos níveis de eficiência e resiliência dos sistemas IBM Power.

Contacte já a equipa da Eurotux para ficar a conhecer qual será a melhor solução para o seu negócio.