Acções do Documento

História

A Eurotux – Informática, S.A. foi fundada no ano 2000, tendo sido criada a partir do grupo de Sistemas Distribuídos da Universidade do Minho.

Na sua génese, a empresa surgiu com o objectivo de apresentar soluções globais para a gestão de redes de serviços intra-empresariais, bem como para o acesso e presença na Internet.

Desde o início, existiu uma aposta nas tecnologias open source (em particular Linux, mas também noutras aplicações de código livre conceituadas) por parte da Eurotux. Isto deve-se ao facto destes produtos serem inerentemente transparentes, confiáveis e de elevado desempenho. Essa aposta ainda hoje continua a estar no centro do trabalho da Eurotux.

A empresa sempre soube compreender as necessidades das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e, embora também não descure oportunidades de trabalhar com grandes empresas, tem apresentado produtos e serviços com as PMEs em mente.

A Eurotux tem vindo a registar um crescimento significativo da sua base de clientes, conseguindo obter uma posição interessante no mercado devido à sua oferta de serviços e consultoria TI.

Fiel às suas raízes focadas no open source, o símbolo da empresa é um pinguim.

O core-business da actividade da empresa são as suas soluções globais para exploração de serviços na Internet, com requisitos de alto desempenho e disponibilidade, bem como os seus  serviços de segurança e integridade dos sistemas.

A Eurotux também esteve presente num momento marcante do open source em Portugal. A empresa, no ano de 2007, foi um dos membros fundadores da ESOP (Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas).

Actualmente, a empresa está a expandir os seus horizontes de negócio para além-fronteiras, em particular em Moçambique, onde abriu uma filial, a ITMZ, e no Brasil, onde se juntou à Picture Informática, com sede em São Paulo, para fundar a MORE Sec, empresa vocacionada para a segurança informática.

Galardões

O sucesso e o esforço da Eurotux em conduzir os seus negócios de forma ética e justa – nas relações com fornecedores, clientes e colaboradores – não deixaram de ser reconhecidos por entidades externas.

A empresa foi galardoada com o galardão PME Excelência – atribuído pelo IAPMEI – quatro anos consecutivos: 2009, 2010, 2011 e 2012. Para além disso, em 2011 e 2012 surgiu no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal.