Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Empresa IDI Eurotux Virtual Appliances (projecto 2008/2585)
Acções do Documento

Eurotux Virtual Appliances (projecto 2008/2585)

Com o projecto Eurotux Virtual Appliance (ETVA), a Eurotux pretende desenvolver uma plataforma computacional com o formato de appliance e potenciadora da adopção de programas e ferramentas open-source em ambiente empresarial.

O leque de oferta de soluções open-source para suporte às actividades empresariais é vasto, e abarca a quase totalidade da área das Tecnologias da Informação (TI). A oferta de soluções open-source mais divulgada é ao nível da infra-estrutura onde se destacam os produtos de firewall, telefonia IP, gestão de redes, monitorização, serviços de directoria, servidores de email, servidores de ficheiros, web e aplicacionais. A oferta open-source não se limita apenas à infra-estrutura, existindo também vários produtos de bases de dados, CRM, ERP, CMS, entre outros.

Os produtos e serviços open-source são normalmente construídos de forma modular e assentes num conjunto de serviços genéricos, como sejam por exemplo o servidor web, o servidor de bases de dados, o servidor de email. O que se passa normalmente é que estes serviços vão sendo implementados nas organizações de forma não coordenada, resultando na existência de vários servidores de bases de dados, web, aplicacionais e de email, que por um lado significam um desperdício de recursos e por outro o aumento dos custos de gestão.

Com o projecto da Virtual Appliance, a Eurotux pretende disponibilizar uma plataforma com um conjunto de serviços correctamente configurados e adaptáveis às necessidades das organizações.
O projecto será baseado na utilização de uma plataforma open-source de virtualização que oferece a flexibilidade desejada para disponibilizar um vasto conjunto de aplicações open-source e atribuir a cada uma recursos necessários para que tenha o melhor desempenho possível.

A usual inexistência de uma interface gráfica de gestão e configuração das aplicações open-source torna difícil a sua adopção por utilizadores com reduzida capacidade técnica. É intenção da Eurotux com este projecto disponibilizar uma interface gráfica de gestão e administração coerente para todas as virtual appliances desenvolvidas no contexto deste projecto.

Valor do Projecto: 219.530,43€
Incentivo: 165.361,16€