Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Eurotux e Dipcode patrocinam evento tecnológico para jovens raparigas
Acções do Documento

Eurotux e Dipcode patrocinam evento tecnológico para jovens raparigas

Evento "Tecnologia: o teu futuro?", agendado para 5 de Maio de 2018 e organizado pela comunidade Geek Girls Portugal, tem patrocínio da Eurotux e da Dipcode e visa despertar interesse das jovens mulheres pelo universo das TIC.
Publicado em 2018-04-17

A Geek Girls Portugal, a primeira comunidade portuguesa que reúne mulheres que trabalham nas áreas da tecnologia e do mundo digital, vai organizar um evento para jovens estudantes do sexo feminino, no próximo dia 5 de Maio de 2018, no Porto. Uma iniciativa que conta com o patrocínio da Eurotux e da Dipcode.

O evento "Tecnologia: o teu futuro?" está agendado para sábado, 5 de Maio, com o propósito de fomentar o interesse das jovens mulheres pelo universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), área onde continua a existir uma elevada taxa de empregabilidade. Destinado exclusivamente a estudantes do sexo feminino, com idades entre os 13 e os 17 anos, a iniciativa vai decorrer nas instalações do Media Innovation Labs da Universidade do Porto.

As jovens participantes terão acesso a apresentações sobre profissões na área das TIC, bem como a testemunhos de mulheres profissionais neste setor. Também vão poder esclarecer dúvidas e participar em workshops onde poderão criar um site ou programar uma aplicação móvel. Durante o evento serão ainda sorteados um drone Science4You e um curso da Academia de Robótica. No final, pretende-se que as jovens obtenham com esta experiência mais informação, para poderem "fazer uma escolha esclarecida e fundamentada para o seu futuro profissional", como destacam as organizadoras do evento.

A Eurotux já acolheu várias iniciativas promovidas pelas Geek Girls Portugal, associando-se ao seu espírito de missão, com o intuito de impulsionar a presença de mulheres nas empresas de TIC. A Dipcode une-se, agora, também a esta iniciativa. Atualmente, o Grupo Eurotux é marcado pela presença de um grupo forte de mulheres, fruto de uma política laboral que assenta na igualdade de oportunidades.

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade também se associou ao evento "Tecnologia: o teu futuro?", numa altura em que "há ainda um longo caminho a percorrer na mobilização de raparigas para uma carreira no setor das TIC", como refere a fundadora da Geek Girls Portugal, Vânia Gonçalves. "Apesar de serem fortes utilizadoras de tecnologia, as raparigas optam por carreiras noutras áreas, influenciadas por estereótipos e por uma baixa representatividade de mulheres no setor", aponta esta responsável. Em 2015, apenas 956 mulheres conseguiram um diploma no Ensino Superior em TIC, o que corresponde a uma percentagem de 18.5%, conforme dados da base de estatísticas Pordata.

A participação no evento é gratuita, mas está sujeita a inscrição obrigatória dado o número limitado de lugares. As jovens estudantes podem consultar todas as informações sobre o evento aqui.

Os Encarregados de Educação das participantes podem assistir à primeira parte da iniciativa, para que também eles fiquem mais informados sobre as alternativas que as filhas têm na área das TIC. Podem consultar mais dados sobre o evento aqui.