Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Eurotux integra Comissões Técnicas de normalização de Segurança de Sistemas e Gestão de TI
Acções do Documento

Eurotux integra Comissões Técnicas de normalização de Segurança de Sistemas e Gestão de TI

Participação da Eurotux nas Comissões Técnicas "CT 163 - Segurança em Sistemas de Informação" e "CT 191 - Gestão de Serviços e Governação de TI" reflete o empenho da empresa nas melhores práticas de gestão e de segurança.
Publicado em 2018-04-05

A Eurotux faz parte das Comissões Técnicas "CT 163 - Segurança em Sistemas de Informação" e "CT 191 - Gestão de Serviços e Governação de TI" que zelam pela normalização técnica neste setor, com o intuito de implementar uma política de boas práticas na gestão dos serviços prestados pelas empresas.

Estas duas Comissões de normalização são coordenadas pela Associação Portuguesa de Gestores de Serviços e Tecnologias de Informação (itSMF Portugal), e visam transpor para a realidade nacional padrões internacionais de exigência e de qualidade nos serviços prestados na área das Tecnologias de Informação (TI) e Comunicação. A participação da Eurotux nos dois painéis de especialistas reflete o empenho da empresa na aplicação das melhores práticas de gestão e de segurança, sempre em prol das necessidades e dos objetivos dos clientes.

A "CT 163 - Segurança em Sistemas de Informação" dedica-se à "normalização em sistemas de gestão de segurança de informação, criptografia e sistemas de segurança, avaliação, testes e especificações de segurança, controlos e serviços de segurança, gestão de identidades e tecnologias de privacidade". Presidida pelo professor Henrique Santos, do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, esta Comissão Técnica trata da normalização da NP ISO 27001:2013, a referência internacional para a Gestão da Segurança da Informação que tem como princípio geral a adoção pelas organizações de um conjunto de requisitos, processos e controlos, com o objetivo de mitigarem e gerirem adequadamente o risco da organização.

A "CT 191 - Gestão de Serviços e Governação de TI" trata da "normalização no âmbito da gestão de serviços de TI e governação das TI", tendo como âmbito o acompanhamento do comité técnico internacional SC40 "IT Service Management and IT Governance" do ISO/IEC JTC1. Presidida por Mário Rui Costa, membro da direção da itSMF Portugal, esta Comissão trata da transposição para Portugal da norma internacional ISO/IEC 20000-1:2011 - "Information technology - Service management - Part 1: Service management system requirements". A versão portuguesa desta norma foi publicada pela itSMF Portugal em 2011, e serve de referência para a aplicação das melhores práticas de gestão e governação de serviços de TI nas empresas nacionais.

A participação da Eurotux nestas duas Comissões Técnicas é uma boa notícia para os clientes da empresa, uma vez que ilustra o seu compromisso para com os mais elevados padrões de qualidade e de segurança. Critérios que norteiam a atividade diária dos seus profissionais e que se refletem nos serviços prestados aos clientes.