Eurotux renova a infra-estrutura informática da Finançor

Notícias

O grupo açoriano Finançor adquiriu a Marques Comércio a Retalho e a Marques Comércio por Grosso, que tinha uma infra-estrutura informática de suporte ao seu ERP configurada em alta disponibilidade, porém tecnologicamente ultrapassada. Neste sentido, a empresa contou com a Eurotux para reestruturar a sua infra-estrutura informática.

Segundo a informação divulgada pela Eurotux, a infra-estrutura do grupo era constituída por dois servidores IBM Power e uma storage partilhada, e corria em ambiente AIX 5.3. No entanto, este sistema operativo “já não é suportado em hardware mais recente”. 

Mediante as limitações associadas ao seu “fim-de-vida” e pela impossibilidade de obter um suporte técnico adequado por parte do fabricante, existiu a necessidade de se proceder à actualização da infra-estrutura, aponta a Eurotux.

A tarefa de migrar as aplicações que corriam em ambiente AIX 5.3 para um novo ambiente AIX 7.2 foram “muito bem acauteladas” porque as aplicações não são directamente suportadas no ambiente AIX 7.2. 

“A Eurotux contactou o suporte do distribuidor único da IBM em Portugal, a Arrow, para juntas conseguir ultrapassar esta dificuldade técnica (inicialmente considerada como uma impossibilidade) e que passou pela criação de uma WPAR (work load partition) para emular o sistema antigo, criando uma imagem desse sistema e alojando-a nessa WPAR”, aponta empresa. 

Foi também desenvolvido pela Eurotux um script específico de backups “para usufruir das vantagens de ter uma Tape Library, nomeadamente da capacidade melhorada das tapes LTO7 em relação à tecnologia usada anteriormente”.

Como refere, “neste momento existe uma infra-estrutura consistente, tecnologicamente actual, e adequada às necessidades da empresa”.