Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada HPC para Data Analitycs no CIBIO
Acções do Documento

HPC para Data Analitycs no CIBIO

O CIBIO/ICETA (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), unidade de investigação em Ciências Biológicas da Universidade do Porto, adquiriu um IBM Power S812LC para cálculo computacional.
Publicado em 2018-06-27

O CIBIO/ICETA (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), unidade de investigação em Ciências Biológicas da Universidade do Porto, adquiriu, usufruindo de um financiamento europeu (Horizon 2020, grant n. 641762), um sistema IBM Power S812LC para cálculo computacional.

Esta infraestrutura amplia consideravelmente a capacidade de processamento de dados de suporte ao projeto de investigação ECOPOTENTIAL, com especial enfoque na sua componente geoespacial. Esta plataforma permite incrementar os volumes de dados processados e acelerar processos de modelação baseados em técnicas avançadas de análise estatística e machine learning. Em particular, a elevada capacidade de paralelização de tarefas do sistema instalado permite um desempenho superior em diversas tarefas de análise, das quais de destacam a produção de avaliações e projeções de tendências e dinâmicas da biodiversidade, e a possibilidade de processar elevados volumes de imagens de satélite para aplicações na modelação e monitorização de ecossistemas.

O sistema IBM Power S812LC é um sistema de elevado desempenho, em formato rack, concebido para correr sistemas operativos Linux e que incorpora um processador Power Oito Cores @ 3.32 Ghz, com 32 GB de RAM, 2 Disco locais de 1 TB SATA, 4 portas de rede Ethernet e fontes de alimentação redundantes.

Mediante colaboração estabelecida entre o CIBIO/ICETA e o I3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto), a máquina foi instalada fisicamente nas novas instalações do I3S.

classificado em: , , ,