Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias App Meteo@IPMA desenvolvida pela Eurotux
Acções do Documento

App Meteo@IPMA desenvolvida pela Eurotux

A app disponibiliza informação meteorológica relacionada com a previsão do estado tempo para mais de 300 locais no território Português.
Publicado em 2014-08-22

A aplicação denomina-se Meteo@IPMA, está disponível para os sistemas Android e iOS e é o resultado de um projecto de desenvolvimento anunciado em Abril, do qual a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, declarou que "o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está na linha da frente". O instituto justificou a aposta nas plataformas móveis devido ao “crescente acesso à informação através deste tipo de dispositivos”.

No website do instituto pode ler-se que “ao disponibilizarmos previsões horárias para a atmosfera e o estado do mar estamos cientes dos riscos, em particular no que diz respeito à previsão da precipitação. As características climáticas de Portugal e as escalas muito locais da precipitação e do vento em regiões montanhosas contribuem para a grande dificuldade desta determinação. A metodologia utilizada é muito sofisticada mas apenas a interacção com os utilizadores será o teste crítico da sua qualidade e utilidade, aproximando o instituto do seu mais importante objectivo: o serviço aos cidadãos”.

“Uma das principais características da app é o elevado nível de detalhe da informação meteorológica fornecida pelo IPMA, assente num maior rigor cientifico, quando comparada com outras apps de informação meteorológica. Este nível de detalhe constituiu um desafio adicional em termos de usabilidade, dada a quantidade de informação que se pretende apresentar ao utilizador”, afirma Ricardo Alves, Director de Desenvolvimento da Eurotux.

Das várias funcionalidades destacam-se as seguintes: previsão estado tempo até 10 dias; informação com resolução horária ou tri-horária; previsão do estado do mar e índice ultravioleta; notícias institucionais do IPMA.

A app tem recebido críticas positivas dos utilizadores. Miguel Esteves Cardoso, num artigo no jornal Público, refere que “não imaginam então a alegria que tomou conta de mim quando descobri uma app meteorológica portuguesa, que não só é grátis como é a melhor versão possível. É a mais certeira e, honestamente, a mais céptica ferramenta meteorológica à nossa disposição”.

A app é gratuita e está disponível no Google Play e na Apple Store.

 

Sobre o IPMA


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA, I. P.), é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.  Prossegue atribuições do Ministério da Agricultura e do Mar, sob superintendência e tutela do respetivo ministro.  Assume as responsabilidades ao nível do território nacional nos domínios do mar e da atmosfera, concentra os seus esforços de investigação em projetos que revertam para aplicações diretas com utilização na atividade operacional, na procura de uma melhoria progressiva da informação disponibilizada aos seus utilizadores, quer a oferta revista um carácter comercial, quer de serviço público e em particular, neste caso, com a preocupação orientada para a salvaguarda de pessoas e bens.

Conteúdo relacionado
Desenvolvimento
Aplicações Móveis