Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Dinheiro Vivo estreou plataforma de live blogging no Web Summit
Acções do Documento

Dinheiro Vivo estreou plataforma de live blogging no Web Summit

A Eurotux desenvolveu um plugin de live blogging em WordPress que permitiu aos leitores do Dinheiro Vivo acompanhar o evento tecnológico ao minuto.
Publicado em 2016-11-23

O website do Dinheiro Vivo conta com uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores acompanhar as notícias ao minuto, recebendo atualizações imediata e automaticamente. Denomina-se live blog e foi utilizada pela primeira vez na mais recente edição do Web Summit, realizada no início do mês, em Lisboa.

O Dinheiro Vivo é líder em informação económica nas audiências digitais em Portugal, segundo o ranking Netscope. O seu website tem uma elevada exigência de desempenho e disponibilidade. No passado mês de outubro, teve mais de 13 milhões de visualizações de páginas.

A funcionalidade de live blogging resultou do desenvolvimento de um plugin e está integrada com o website do jornal digital de economia, que assenta sobre a plataforma WordPress.

A solução implementada envolveu uma profunda análise de requisitos, de modo a garantir a rapidez a que os leitores do Dinheiro Vivo estão habituados e proporcionar o desempenho necessário para suportar períodos prolongados de picos de acesso. Adicionalmente, este projeto envolveu um elaborado trabalho de DevOps, de forma a ser integrado com a arquitetura em cluster do website.

O coordenador técnico do projeto refere que “o plugin recorre a mecanismos de comunicação assíncrona para efetuar as atualizações em tempo real no browser do utilizador, sem ser necessário recarregar a página”. Acrescenta que “este processo é transparente para o utilizador, melhorando consideravelmente a usabilidade e user experience do website”.

Ver exemplo de notícia em live blog no website do Dinheiro Vivo.

 

Sobre o Dinheiro Vivo


O Dinheiro Vivo é um jornal digital do Global Media Group. Nasceu há mais de cinco anos e vive na Internet e nas redes sociais, ao lado dos novos consumidores de informação. Além da Internet, marca presença nos jornais DN e JN, através do suplemento Dinheiro Vivo, e na rádio TSF, com o programa de entrevistas “Tudo é Economia”.