Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias FCSH/NOVA centraliza gestão de rede de websites com WordPress Multisite
Acções do Documento

FCSH/NOVA centraliza gestão de rede de websites com WordPress Multisite

A Eurotux ajudou a FCSH/NOVA a implementar uma “fábrica de websites” para disponibilizar websites às suas unidades de investigação de forma rápida e segura, consolidando a sua gestão numa única plataforma.
Publicado em 2016-12-27

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA) redefiniu a sua estratégia de rede de websites internos recorrendo a uma solução baseada em WordPress Multisite. Esta plataforma consolida a gestão de vários websites num só local, garantindo as mais recentes funcionalidades e atualizações de segurança, ao mesmo tempo que permite a cada unidade orgânica ter um website independente e personalizado, com total controlo sobre o conteúdo.

A Eurotux e a FCSH/NOVA têm um relacionamento prolongado na área de desenvolvimento web e DevOps. A empresa foi responsável pela implementação do website da faculdade e, desde então, tem prestado suporte e manutenção aplicacional a diversas plataformas.

Foi efetuado um trabalho de consultoria focado em apresentar uma estratégia eficiente para disponibilizar e gerir websites às unidades de investigação da FCSH/NOVA. O resultado foi a criação de uma “fábrica de websites”, assente sobre a plataforma WordPress Multisite.

Uma rede multisite do WordPress é uma coleção de websites que compartilham a mesma instalação, mas possuem pastas separadas para os uploads. Assim, a gestão dos websites está centralizada, resultando em elevados ganhos de eficiência. De igual modo, os gestores de tecnologias de informação (TI) têm o controlo necessário sobre os temas e plugins instalados para garantir que não há problemas de segurança. No entanto, apesar desta gestão centralizada, os websites comportam-se como numa instalação normal do WordPress, assegurando a independência em termos de design e gestão de conteúdos de cada unidade orgânica.

De modo a minimizar os riscos de segurança dos websites, a Eurotux efetua, ainda, análises de viabilidade a todos plugins e temas a utilizar, averiguando a segurança, compatibilidade e desempenho dos mesmos. Adicionalmente, está responsável pela operacionalidade e manutenção da plataforma.

A “fábrica de websites“ trouxe benefícios estratégicos e operacionais tanto aos gestores de TI como às unidades de investigação e à direção da FCSH/NOVA.

O WordPress Multisite é uma forma poderosa de criar e gerir redes de websites para qualquer tipo de empresa ou organização. Para saber mais sobre redes de websites em WordPress (multisite), entre em contacto com a Eurotux.

 

Sobre a FCSH/NOVA


A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas é uma unidade orgânica da Universidade Nova de Lisboa cuja missão é qualificar os cidadãos ao mais alto nível. De acordo com os seus estatutos, a FCSH/NOVA é uma instituição vocacionada para o ensino, para a investigação científica e para a criação cultural. A identidade própria da faculdade resulta da coexistência das ciências sociais com as ciências humanas, permitindo uma interdisciplinaridade pouco comum no ensino universitário português.