Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Formação em Nagios ajuda empresas a dominar tecnologia de monitorização
Acções do Documento

Formação em Nagios ajuda empresas a dominar tecnologia de monitorização

A Eurotux não se limita a instalar e optimizar soluções de modo a tornar o trabalho dos seus clientes o mais fluído possível. A equipa da empresa está também disponível para fornecer formações sobre as tecnologias usadas.
Publicado em 2013-03-26

O Nagios é uma plataforma de monitorização open source que permite manter uma vigilância apertada sobre a sua infra-estrutura de TI, identificando e resolvendo problemas antes que eles interfiram com o desempenho e o ritmo de trabalho normal da empresa. A Eurotux tem uma vasta experiência na utilização desta tecnologia (bem como outras), que já implementou em dezenas de infra-estruturas de monitorização em vários clientes.

Contudo, o trabalho da empresa não se limita à instalação e adaptação das tecnologias às necessidades de cada cliente. A Eurotux dispõe de serviços de formação para que, colaboradores selecionados pelo cliente, possam adquirir os conhecimentos necessários para usar plataformas como o Nagios.

Exemplo disso foram as acções de formação em Nagios recentemente realizadas em dois clientes tão distintos como o grupo MCoutinho (comércio e reparação automóvel) e a Red Cats (serviços de venda à distância, representante da La Redoute em Portugal).  Ambas as empresas receberam dois dias de formação, com uma forte componente prática.

Em ambos os casos, foram os clientes que entraram em contacto com Eurotux, uma vez que esta é uma solução que pretendem implementar nas suas infra-estruturas. O motivo? O Nagios é um software livre, com capacidades apelativas e muito mais barato que as soluções proprietárias equivalentes.

Aprender com a Eurotux

Ao escolherem a Eurotux, ambos os clientes beneficiaram de uma formação com uma forte componente prática, muitas vezes focada na implementação de elementos dos produtos que o cliente pretende ter em funcionamento rapidamente. Esta orientação apresenta vantagens em oposição à formação teórica, que, por norma, não produz resultados imediatos.

Em suma, esta formação permite que, num curto espaço de tempo e para grupos de tamanho variado, no conforto das instalações da sua empresa, os seus colaboradores adquiram conhecimentos sobre os sistemas de TI que utilizam, tornando assim o seu trabalho mais rápido e fluído.

Nagios: uma popular plataforma de monitorização

Lançado em 1999, o Nagios tem um lugar de destaque nas soluções de monitorização open source. Este sistema permite uma monitorização de todos os elementos cruciais de uma infra-estrutura, lançando alertas caso surja alguma falha; uma resposta rápida (e nalguns casos automática) perante problemas; criação de relatórios para avaliações posteriores; manutenções automáticas e planeamento da evolução da sua infra-estrutura a longo prazo.

O Nagios é uma solução maleável, de fácil escalabilidade e capaz de se adaptar às alterações dentro das empresas. A Eurotux possui uma experiência superior a dez anos na sua implementação.