Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias IPMA disponibiliza app na área de sismologia
Acções do Documento

IPMA disponibiliza app na área de sismologia

Os entusiastas da geofísica têm ao seu dispor uma nova aplicação que permite visualizar a actividade sísmica em Portugal directamente no smartphone.
Publicado em 2014-10-31

A Eurotux foi a responsável pelo desenvolvimento desta aplicação, que se enquadra na suite disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e permite visualizar os sismos registados nos últimos sete dias. Os utilizadores podem optar por seleccionar os epicentros no mapa interactivo ou em consultar a lista com todos os sismos ocorridos. Na listagem é disponibilizada informação relativa à localização epicentral, data e hora de origem, magnitude, profundidade focal, grau máximo de intensidade sísmica e local onde foi observada. Adicionalmente, são disponibilizados mapas de distribuição da intensidade sísmica (shakemaps) de alguns eventos. A aplicação está interligada com os sistemas do IPMA, disponibilizando comunicados emitidos em caso de ocorrências sísmicas mais importantes e as notícias institucionais, proporcionando um meio de acesso privilegiado à fonte oficial.

“Esta app faz parte da estratégia definida pelo IPMA que contempla a presença nos dois grandes mercados, nomeadamente o iPhone Market e o Google Play. As apps Sismo@IPMA e Meteo@IPMA pretendem responder ao crescente interesse em torno dos fenómenos sísmicos e meteorológicos, melhorando a comunicação entre o IPMA e a sua comunidade”, afirma Ricardo Deus do IPMA.

A aplicação é gratuita e está disponível no Google Play e na Apple Store.

 

Sobre o IPMA


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA, I. P.), é um instituto público, integrado na administração indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio. Prossegue atribuições do Ministério da Agricultura e do Mar, sob superintendência e tutela do respectivo ministro. Assume as responsabilidades ao nível do território nacional nos domínios do mar e da atmosfera, concentra os seus esforços de investigação em projectos que revertam para aplicações directas com utilização na actividade operacional, na procura de uma melhoria progressiva da informação disponibilizada aos seus utilizadores, quer a oferta revista um carácter comercial, quer de serviço público e em particular, neste caso, com a preocupação orientada para a salvaguarda de pessoas e bens.

classificado em: , ,