Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias IPMA lançou novo portal Observar desenvolvido pela Dipcode
Acções do Documento

IPMA lançou novo portal Observar desenvolvido pela Dipcode

O recém-lançado portal Observar do Instituto Português do Mar e da Atmosfera foi implementado em WordPress pela Dipcode e permite acompanhar fenómenos meteorológicos submetidos pelos cidadãos.
Publicado em 2019-03-25

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou o novo portal Observar, um projeto de design e implementação da Dipcode - a empresa de Desenvolvimento Web do Grupo Eurotux - que passou pela atualização da anterior plataforma no sentido de ficar mais próxima dos cidadãos.

O Grupo Eurotux mantém uma colaboração com o IPMA há vários anos, no âmbito de diversos projetos da entidade. Se por um lado a Eurotux presta serviços de gestão de infraestrutura e de soluções de monitorização, a Dipcode tem sido o parceiro tecnológico de eleição do Instituto de Meteorologia nos anos mais recentes, ao nível do desenvolvimento de sites e aplicações web. Esta parceria prossegue perante a necessidade do IPMA de modernizar a sua plataforma de comunicação na Internet, nomeadamente no sentido de promover uma maior aproximação ao público em geral.

O antigo site MeteoGlobal foi assim substituído pelo portal Observar - https://observar.ipma.pt/ - que permite a qualquer pessoa partilhar fenómenos meteorológicos, designadamente através da divulgação de fotografias. A partilha em tempo quase real possibilitará o acompanhamento da evolução desses fenómenos meteorológicos. Os eventos mais extraordinários que forem sendo reportados serão alvo da análise dos meteorologistas do IPMA, com o intuito de divulgar ao público as conclusões retiradas desse estudo, com a explicação científica dos acontecimentos. Além do registo de relatos individuais, o portal permite também o registo de estações meteorológicas.

O Observar está assente na plataforma WordPress e foi concebido e implementado ao abrigo das boas práticas de usabilidade e de desenvolvimento que constituem pilares fundamentais dos projetos da Dipcode. O portal apresenta uma imagem moderna e apelativa para os visitantes, apoiando-se numa tecnologia recente e que permite o acesso através de qualquer browser de Internet e de dispositivos móveis.

A implementação do projeto passou pela integração com os sistemas internos de autenticação do IPMA e exigiu a importação de todo o conteúdo existente no antigo MeteoGlobal, assim como a sua adequação ao novo design. Além dos serviços de design e de implementação, a Dipcode também presta serviços de suporte especializado, supervisionando o projeto após a sua conclusão, de modo a detetar e a corrigir eficientemente eventuais problemas. Trata-se, deste modo, de um aliado fundamental que disponibiliza uma resposta global integrada com contribuição decisiva para o bom funcionamento dos processos organizacionais de qualquer negócio.

Se precisa de melhorar ou de criar uma solução à medida do seu negócio, contacte já a Dipcode.

classificado em: , ,