Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Open Source é cada vez mais utilizado no mercado empresarial
Acções do Documento

Open Source é cada vez mais utilizado no mercado empresarial

As soluções open source são cada vez mais requisitadas pelos clientes, que vêm neste tipo de solução uma resposta pragmática às necessidades do seu negócio. A nível global, está a ser criado um número crescente de infra-estruturas baseadas em soluções deste tipo.
Publicado em 2014-12-24

A Eurotux teve a sua origem no meio universitário, cujo maior principal capital é o conhecimento e que tem como objectivo transmiti-lo. A empresa herdou esta filosofia tendo, desde a sua génese, promovido soluções de ponta baseadas em software open source. O mercado tem dado uma resposta positiva e, além das oportunidades que a empresa identifica junto dos seus clientes, aquilo que era um interesse tímido passou a uma procura activa por este tipo de soluções.

As soluções open source são uma realidade incontornável. A maioria dos projectos heterogéneos incluem, em grande parte, ou na totalidade, soluções open source. A nível global, gigantes tecnológicas estão a fazer uma aposta profunda em soluções que englobam a vertente open source, nomeadamente a Google (Android) e a Microsoft (Azure). Empresas como a IBM, Cisco, VmWare, HP, entre outras, fundaram o Core Infrastructure Initiative, um projecto de milhões de dólares, direccionado ao financiamento de projectos open source.

Além das vantagens aos níveis da qualidade, robustez e segurança, a crescente necessidade de maior rigor sobre o controlo de custos, leva  a que o software licenciado seja visto como um peso cada vez mais difícil de suportar. As soluções open source surgem como o caminho a seguir.

Internamente, a Eurotux utiliza as mesmas soluções que implementa nos seus clientes. Exemplo disso são os sistemas de monitorização Icinga e Nagios, o sistema de virtualização Nuxis, além dos sistemas operativos Linux, etc.