Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Eurotux assistiu em Las Vegas às novidades da IBM na Think 2018
Acções do Documento

Eurotux assistiu em Las Vegas às novidades da IBM na Think 2018

A plataforma de computação quântica IBM Q, o Watson, a tecnologia blockchain e a estratégia de cloud da IBM dominaram o evento Think 2018 que reuniu em Las Vegas, nos EUA, colaboradores, clientes e parceiros da IBM, entre os quais a Eurotux.
Publicado em 2018-03-28

A IBM juntou clientes e parceiros de todo o mundo no evento Think 2018, a conferência de apresentação de tecnologias e de produtos da empresa, que decorreu em Las Vegas, nos EUA, entre 19 e 22 de Março. A Eurotux, como IBM Gold Business Partner, esteve presente, ficando a conhecer, em primeira mão, algumas das grandes novidades da gigante tecnológica, nomeadamente no campo da Inteligência Artificial.

Um dos destaques da conferência foi o Watson Assistant, o assistente pessoal com Inteligência Artificial, baseado em voz, que pode ser ligado a diversos produtos, desde carros a casas, e a locais, como quartos de hotel, espaços de conferências ou lojas de retalho. O Watson Assistant pode ser treinado para as funcionalidades determinadas por uma empresa e, assim, ajudá-la a criar o seu próprio assistente de voz personalizado. Combinando Inteligência Artificial com cloud e Internet das Coisas, esta solução visa garantir "uma experiência transformadora para os clientes", como explica a IBM. E pode ser usada pelas empresas para fortalecer as relações com os seus clientes.

A Think 2018 deu também a conhecer ao mundo o Watson Services for Core ML, uma parceria entre a IBM e a Apple para permitir às empresas criarem apps inteligentes, de forma mais fácil, para iPhone e iPad. Usando também Inteligência Artificial, este serviço permite desenvolver aplicações à medida das necessidades, baseadas em machine learning. A solução pode ser treinada para reconhecer equipamentos, por exemplo, de modo a facilitar processos de inspeção. Esta tecnologia pode vir a agilizar procedimentos e operações empresariais, mas ainda não há uma data oficial para o seu lançamento.

Blockchain de baixo custo para start-ups

A Eurotux também ficou a conhecer, durante a Think 2018, a plataforma blockchain de baixo custo para start-ups. Esta ferramenta da IBM está ainda em modo de testes, mas o objetivo é permitir às start-ups e a programadores desenvolverem os seus próprios projetos de blockchain. A tecnologia blockchain é uma base de dados distribuída que permite registar transações, bem como outros dados, dentro de uma rede, possibilitando o acesso a essa informação em tempo real.

Outra novidade da IBM revelada durante o evento de clientes onde a Eurotux marcou presença, foi a Cloud Private for Data, uma plataforma para nuvens privadas que foi projetada para assegurar a mesma flexibilidade de uma cloud pública a data centers on-premises. Desenvolvida com a tecnologia de containers open-source Kubernetes, a IBM Cloud Private pode ser instalada em vários sistemas, tornando a cloud "mais acessível e fácil para os negócios de todas as dimensões", como sublinha a IBM. A solução combina "flexibilidade e controlo", segundo a empresa, que destaca a sua mais-valia para a área financeira, onde a segurança e a confiabilidade são valores fundamentais.

A plataforma de computação quântica IBM Q foi outro dos pontos fortes da Think 2018, com a IBM a demonstrar os seus esforços para a comercialização de computadores quânticos a breve prazo. No plano do que pode vir aí no futuro próximo, foi ainda revelado o computador mais pequeno do mundo, com dimensões de apenas 1 milímetro e capacidade semelhante às máquinas x86 dos anos de 1990. O potencial desta solução está na possibilidade de agregar vários destes minúsculos computadores, num "enxame" de proteção, com tecnologia blockchain, que poderia ser um sistema adicional de segurança, para detetar roubos e fraudes. Mas, para já, estamos apenas no campo da imaginação.

classificado em: , , ,