Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Ataques de malware em dispositivos móveis duplicaram: veja como deve proteger-se
Acções do Documento

Ataques de malware em dispositivos móveis duplicaram: veja como deve proteger-se

Há cada vez mais ataques de malware em dispositivos móveis, o que constitui uma preocupação para as empresas onde smartphones e portáteis são ferramentas fundamentais. Conheça soluções para se proteger.
Publicado em 2019-07-25

Os ataques com software malicioso a dispositivos móveis têm aumentado nos últimos anos. Em 2018, este tipo de ocorrências com malware duplicou, de acordo com dados recolhidos por empresas especializadas em segurança informática.

O aumento das ameaças a dispositivos móveis justifica-se com o crescente uso de computadores portáteis e smartphones nos locais de trabalho, como meios auxiliares de apoio às tarefas rotineiras. Colaboradores de todo o tipo de empresas usam recursos como o email e o armazenamento na cloud, bem como outro tipo de aplicações do negócio das organizações, através de dispositivos móveis para exercer as suas funções profissionais. E podem fazê-lo dentro ou fora da empresa, nomeadamente recorrendo a redes públicas e sem os cuidados mais básicos, como recorrer a proteção adicional, através de uma VPN.

Deste modo, há elevados riscos de perda ou roubo de dados confidenciais, até porque nem sempre estes estão cifrados. Informação crítica da empresa pode, assim, ficar exposta a acessos indevidos, o que constitui uma preocupação.

As principais ameaças

Os piratas informáticos recorrem, cada vez mais, a ataques com um grau de sofisticação considerável, criando malware que pode estar escondido em aplicações de fácil instalação, mesmo naquelas que são descarregadas a partir de lojas oficiais. Por vezes, a pior das ameaças pode estar dissimulada na app que parece mais inócua e cuja instalação abre caminho para o roubo de dados e credencias ou para abrir acessos para ataques do exterior.

O aumento de trojans, nomeadamente trojans bancários, bem como de ransomware, estão entre as ameaças mais encontradas. A infeção de dispositivos móveis através do sequestro de DNS e a maior incidência de esquemas de distribuição crescentemente mais sofisticados, como o spam de SMS, são também tendências ameaçadoras. O aparecimento de apps móveis desonestas que replicam aplicações de fontes confiáveis está igualmente em crescimento e constitui um grande risco para as empresas.

Como pode proteger-se do malware móvel

O aperfeiçoamento e disseminação dos softwares maliciosos obriga à instalação de um sistema de segurança anti-malware - não apostar numa solução eficaz para dispositivos móveis é como ter a porta de casa ou do escritório sem fechadura.

A Eurotux disponibiliza soluções neste âmbito, garantindo aos seus clientes uma segurança alargada com respostas à medida para cada situação. O Sophos Mobile e o Mobile Device Management da Cososys são produtos com que a empresa trabalha e que permitem a gestão de equipamentos móveis, nomeadamente em termos do autoprovisionamento, das aplicações, das regras e políticas de utilização e segurança, da localização do equipamento em caso de perda ou de roubo, bem como do reset remoto caso seja necessário, entre outras funcionalidades.

O Sophos Mobile também assegura a proteção de dispositivos móveis, possibilitando a ativação de mecanismos preventivos relativamente aos sites consultados, aos QR codes captados e às aplicações executadas. É uma solução de grande eficácia e abrangente que é apontada por especialistas como a melhor do mercado em termos de segurança para dispositivos móveis em ambientes empresariais.

Apesar de todos os alertas e dos ataques que têm sido noticiados, com milhares de prejuízos envolvidos, muitas empresas ainda são relutantes na hora de apostar em segurança informática, especialmente as de média e pequena dimensão. Há ainda a ideia de que implementar soluções de segurança em smartphones é um custo desnecessário, o que é completamente errado. Até na empresa mais pequena os funcionários de vendas ou consultores podem aceder a informação confidencial e crítica quando se encontram fora do escritório através dos seus dispositivos móveis. Exercer estas tarefas em plena segurança é fundamental para não pôr em causa o futuro da empresa. A instalação de soluções de segurança acarreta mais benefícios do que custos, a longo e médio prazo, permitindo aos profissionais realizar o seu trabalho com menos esforço e menores preocupações, minimizando os riscos para as empresas.

Se procura a melhor solução de segurança mobile para o seu negócio, contacte-nos. Podemos ajudá-lo a salvaguardar o futuro da sua empresa.

classificado em: , , ,