Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Eurotux Bragança reforça "cluster tecnológico" em crescimento
Acções do Documento

Eurotux Bragança reforça "cluster tecnológico" em crescimento

Abertura da nova filial da Eurotux em Bragança, em estreita colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança e com o apoio da Câmara de Bragança, reflete o crescimento estratégico do Grupo Eurotux.
Publicado em 2018-11-23

A Eurotux é a mais recente empresa a instalar-se no Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia Eco-Park, em Bragança. A abertura da nova filial da Eurotux, em estreita colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e contando com o apoio da Câmara de Bragança, reforça o "cluster tecnológico" que se começa a desenvolver na cidade transmontana.

A expansão do Grupo Eurotux a Bragança tem como objetivo captar jovens talentos qualificados, investindo pelo caminho no desenvolvimento de competências locais e na criação de postos de trabalho. A previsão é que a equipa de trabalho da Eurotux seja ampliada já em 2019, como aponta o administrador do Grupo Eurotux, António Coutinho. Este responsável destaca que a procura de mão-de-obra "altamente qualificada" passa por "necessidades muito específicas" que o IPB consegue suprir, graças a uma formação reconhecida na área da informática.

Esta proximidade com o IPB assenta em dois pilares fundamentais, a investigação e a formação, áreas que constituem vetores estratégicos da Eurotux. Para o IPB também é prioritário "manter uma proximidade com as empresas" em termos de investigação e de formação em contexto laboral, como destaca o presidente da instituição de Ensino Superior, Orlando Rodrigues. Esta colaboração, com a integração de estudantes do IPB na Eurotux Bragança, faz, assim, todo o sentido. O presidente do IPB destaca que a parceria é uma "grande mais-valia" para o Politécnico e que é um sinal de que está a crescer em Bragança "um cluster muito interessante de empresas tecnológicas" que se instalaram na cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, realça, por seu lado, que a instalação de empresas como a Eurotux contribui para o "crescimento económico do concelho", ajudando à "fixação de pessoas" na região. O Brigantia Eco-Park é um polo agregador de conhecimento e inovação, estando "a crescer de forma sustentada", nota o autarca. Atualmente, estão instaladas 19 empresas no Parque de Ciência e Tecnologia que alberga também um Centro de Competências.

Para o Grupo Eurotux, a abertura desta filial em Bragança segue a linha estratégica de crescimento sustentado, surgindo também como uma aposta no potencial do Interior e em especial nos jovens talentos que o IPB está a polir.

classificado em: , ,