Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias DevOps: o que é e como implementar
Acções do Documento

DevOps: o que é e como implementar

A metodologia DevOps garante maior eficiência das operações e melhor performance, permitindo rentabilizar o investimento. É uma das áreas onde a Eurotux atua com serviços de apoio e consultoria.
Publicado em 2019-05-24

A Eurotux acolheu mais um DevOps Braga, no passado dia 2 de maio, em torno do tema "UXIDevOps: The Trojan Horse for Implementing a DevOps Culture". Mais um evento de formação dedicado a esta metodologia que garante maior eficiência das operações e melhor performance, melhorando também a taxa de retorno do investimento feito em infraestrutura.

A metodologia DevOps está a tornar-se cada vez mais popular em diversos sectores de atividade, mas a sua aplicação não pode acontecer da noite para o dia, exigindo uma mudança de paradigma. A base da filosofia DevOps assenta numa abordagem multidisciplinar e depende de vários fatores, nomeadamente das infraestruturas e da organização das próprias empresas envolvidas, bem como da natureza das suas aplicações críticas. É neste cenário complexo que a Eurotux surge como facilitadora do processo, promovendo ações de formação e prestando serviços de apoio e consultoria à implementação de DevOps. Contribui desta forma para que os seus clientes maximizem a colaboração entre as equipas, minimizem os riscos e obtenham um retorno de investimento mais rápido.

O que é DevOps?

O termo DevOps é a junção dos conceitos de "desenvolvimento" (development) e "operações" (operations). Refere-se a um conjunto de princípios que visam simplificar os processos de desenvolvimento, acelerar o time-to-market e promover a implementação fluída de melhorias contínuas num ambiente sempre em mudança.

Esta metodologia assume relevância num contexto em que a otimização de serviços é fundamental, assentando numa plena colaboração entre as equipas de desenvolvimento e de operações. Na procura cada vez maior por experiências digitais rápidas e constantemente melhoradas, as empresas estão a apostar na cultura DevOps como forma de tornar mais eficientes os processos de desenvolvimento, implementação, gestão e manutenção de software em grande escala.

Como implementar uma cultura DevOps

A implementação da metodologia DevOps requer planificação e análise, considerando que pode promover a alteração de papéis, de metas e das estruturas operacionais. A automação pode fazer com que certos procedimentos manuais se tornem redundantes. Na abordagem à cultura DevOps é fundamental ter em conta que a colaboração é um fator chave, já que exige que todos os elementos envolvidos sejam capacitados à medida que o desenvolvimento e as operações se moldam, com o intuito de facilitar o ciclo de vida de uma aplicação.

Uma segunda vertente passa por considerar as operações a partir da perspetiva do desenvolvimento, com a introdução da codificação da infraestrutura e com a avaliação da aplicação através dos testes e do controlo de qualidade. Desta forma, agiliza-se a capacidade de resposta e fomenta-se a resiliência das operações, encorajando-se a comunicação contínua, para partilhar ideias e resolver problemas em conjunto. O foco estará alinhado no cliente e nas suas necessidades.

Com a filosofia DevOps, é possível um maior controlo e responsabilidade dos serviços, o que contribui para evitar ineficácias e falhas, mas também exige uma adaptação permanente às circunstâncias em mudança (que vão desde as necessidades do cliente ao aparecimento de uma nova tecnologia, passando por mudanças de legislação, entre outras). A estratégia DevOps assenta na constante melhoria para otimizar a performance, o custo e a velocidade de entrega de aplicações, e para que seja bem-sucedida é fundamental envolver as pessoas certas no processo, bem como promover uma planificação cuidada.

A Eurotux pode coadjuvar a sua empresa na implementação da metodologia DevOps. Prestamos serviços de apoio e consultoria nesta área para aumentar o controlo dos ciclos de desenvolvimento, a diminuição do risco associado e a maior rentabilidade do produto.

 

Contacte-nos já!

classificado em: ,