Acções do Documento

DevOps

A Eurotux presta serviços de apoio e consultoria à implementação de DevOps para que os seus clientes maximizem a colaboração entre as equipas, minimizem o risco e obtenham um retorno de investimento mais rápido.

O termo DevOps resulta da junção dos conceitos de "desenvolvimento" (development) e "operações" (operations), e o objetivo é aliar estas duas áreas para melhorar a comunicação, a colaboração e a integração entre ambas. A meta principal é promover uma entrega mais ágil e eficiente de aplicações e soluções digitais, indo ao encontro das necessidades e da urgência dos clientes.

Os serviços DevOps promovem uma colaboração mais eficiente entre as várias linhas de desenvolvimento e de operações de Tecnologias de Informação (TI), aproximando engenheiros de software (developers), responsáveis de desenvolvimento e de implementação, administradores de sistemas (sysadmins), responsáveis pelos deployments, pela monitorização e pelo funcionamento da infraestrutura de TI.

Os serviços DevOps permitem o aumento do controlo dos ciclos de desenvolvimento, a diminuição do risco associado e maior rentabilidade do produto.

A implementação da metodologia DevOps abrange todo o processo, desde a estratégia até à implementação, passando pela execução dos seguintes serviços:

  • Migração de/entre clouds;
  • "Dockerização" de aplicações;
  • Conceção de arquitetura cloud;
  • Desenvolvimento de automação:

- Redução de custos
- Manutenção ou incremento da cadeia de pipeline
- Backup de infraestrutura as a code.

Alinhamento com os objetivos de negócio

As equipas DevOps contribuem diretamente para a concretização dos objetivos de negócio, possibilitando um controlo de custos permanente, maior eficiência e, logo, gastos de desenvolvimento mais reduzidos.

Time-to-market mais rápido

A execução de ciclos de desenvolvimento mais frequentes, e com menor esforço associado, permite implementar novas funcionalidades mais rapidamente. Deste modo, o time-to-market é consideravelmente reduzido, em comparação com outras metodologias tradicionais.

Integração contínua

As equipas DevOps utilizam ferramentas para automatizar os testes e a integração, o que permite reduzir a duração e os erros associados a este tipo de tarefas. Daí resultam menos falhas e menores desperdícios de tempo.

Gestão de risco

Os serviços DevOps são a garantia de mais segurança, mais produtividade, maior escalabilidade e melhoria de desempenho. E como asseguram menos falhas e menos desperdícios, também promovem a redução de custos.

 

 

A metodologia DevOps está a ser aplicada com ótimos resultados a vários métodos de trabalho, desde as mais pequenas empresas até às grandes multinacionais. A sua implementação tem acarretado benefícios diversos, a começar por um desenvolvimento acelerado e terminando na maior qualidade do produto final. Os ganhos, em termos de produtividade e de custos, são evidentes.

A Eurotux conta com uma equipa de profissionais experientes e versáteis, estando, assim, habilitada a assegurar a implementação da metodologia DevOps no melhor interesse dos clientes, correspondendo às suas necessidades e exigências.

Entre já em contacto connosco para saber mais sobre a implementação ou outsourcing de DevOps.