Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Eurotux apoia e impulsiona desenvolvimento da comunidade DevOps
Acções do Documento

Eurotux apoia e impulsiona desenvolvimento da comunidade DevOps

A Eurotux está empenhada na expansão da metodologia DevOps que permite maximizar a colaboração entre equipas de desenvolvimento e operações, reduzindo riscos e custos e incrementando a agilidade nas entregas ao cliente.
Publicado em 2018-07-30

A Eurotux mantém um papel ativo na organização dos eventos Meetup Braga que juntam a comunidade de DevOps desta cidade. A empresa tem disponibilizado as suas instalações para a realização destes encontros, apoiando e promovendo a abordagem DevOps, no sentido de impulsionar maior colaboração e uma relação mais produtiva entre as equipas de desenvolvimento e de operações. O objetivo é aumentar a qualidade e a velocidade das entregas ao cliente.

O último Meetup Braga acolhido pela Eurotux foi dedicado ao tema "Infrastructure as Code: Impulsionar DevOps". A engenheira de software da equipa de R&D da Eurotux, Diana Martins, abordou como as ferramentas de infrastructure as code podem fortalecer as ligações entre as equipas de desenvolvimento e de operações, e consequentemente garantir a entrega mais ágil de aplicações. Esta abordagem trata as infraestruturas como software, isto é, como código que pode ser alvo de controlos de versão e de revisão, de integração contínua e de testes automatizados. Deste modo, é mais fácil e mais rápido fazer alterações de infraestrutura, e também com maior segurança e confiabilidade, aumentando as garantias de satisfação do cliente, seja quanto à qualidade do software, seja em termos de prazos de implementação e dos custos finais.

A Eurotux presta serviços de apoio e consultoria à implementação de DevOps, no sentido de assegurar ciclos de desenvolvimento mais curtos, maximizando a colaboração entre equipas e reduzindo riscos. Deste modo, reduz-se significativamente o prazo de lançamento ou de implementação de uma nova solução, e consequentemente diminui o tempo necessário para responder às necessidades e exigências dos clientes. Graças à metodologia DevOps, as empresas conseguem melhorar os custos, obter mais eficiência operacional e concretizar objetivos de negócio de forma mais ágil e eficaz.

Ciente dos benefícios que este método acarreta para o tecido empresarial, a Eurotux tem impulsionado a comunidade DevOps de Braga, através dos Meetups já referidos, com o intuito de partilhar conhecimentos e ideias em torno de temas como cloud, automação, administração de sistemas, segurança e controlo de custos. Com esta comunidade em expansão, a empresa fomenta também a sua estratégia de formação, contribuindo para a qualificação de profissionais e, consequentemente, para o desenvolvimento da área de DevOps nacional.

Se pretende saber como é que a metodologia DevOps pode ajudar o seu negócio a crescer, contacte-nos já!