Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Implementação de CMDB melhora desempenho e ajuda a cumprir objetivos
Acções do Documento

Implementação de CMDB melhora desempenho e ajuda a cumprir objetivos

A Eurotux tem a possibilidade de implementar e gerir uma CMDB (Configuration Management Database) nas infraestruturas de TI dos clientes, com claros benefícios em termos de eficiência, redução de custos e cumprimento dos objetivos.
Publicado em 2018-08-20

Os complexos ecossistemas de infraestruturas de Tecnologias de Informação (TI) das empresas colocam enormes desafios na hora de implementar, configurar e tratar da manutenção dos seus distintos componentes. Neste cenário, a implementação de uma Base de Dados para a Gestão da Configuração (Configuration Management Database ou CMDB na sigla em Inglês) assume uma importância fundamental e é uma área onde a Eurotux atua, com claros benefícios para as empresas envolvidas, em termos de eficiência, redução de custos e cumprimento dos objetivos.

A CMDB é um repositório central de informação que atua como uma base de dados de todos os componentes de uma infraestrutura de TI ou associados (inventário, gestão de ciclo de vida, responsabilidades, registo de documentação, localizações, contactos, custos, entre outros). Assim, ajuda as empresas a perceberem com clareza as relações entre estes diferentes componentes, bem como a localizar as suas configurações.

A integração dos dados da CMDB com os incidentes, problemas ou pedidos de serviço registados num sistema de tickets permite construir um histórico contextualizado das alterações de infraestrutura e serviços. Também possibilita a criação de relatórios para obter os elementos com maior incidência ou maior esforço, relativamente a incidentes/problemas que contribuem para a indisponibilidade. Assim, podem realizar-se opções de investimento baseadas em dados objetivos, nomeadamente optando pela renovação ou reforço de elementos que se revelem mais problemáticos para a organização. É ainda possível ativar vários módulos que incrementam a funcionalidade da CMDB, fechando o círculo da solução de ITSM (IT Service Management ou Gestão de Serviço de TI), designadamente, a integração com sistemas de monitorização, a definição e planeamento de plantas (localizações físicas), a elaboração de relatórios com maior detalhe, e a separação de ambientes de desenvolvimento, qualidade e produção (multi-tenant).

A implementação de uma Base de Dados para a Gestão da Configuração permite aos clientes fazerem um levantamento integral da infraestrutura para inserir na CMDB e registar/validar documentação existente relativa a procedimentos técnicos, bem como interligar a CMDB com um sistema de tickets. Além disso, também é possível registar os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores de Desempenho) e os SLAs (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço) contratualizados ou pretendidos. Deste modo, conseguem obter indicadores de desempenho para definir e medir o progresso da organização, e alinhar estratégias para atingir os objetivos desejados. A gestão eficiente de configuração dos sistemas informáticos viabiliza ainda a recolha de dados objetivos para tomar decisões mais conscientes sobre a capacidade da infraestrutura e sobre os problemas que se vão registando.

A Eurotux tem a possibilidade de implementar e gerir uma CMDB nos seus clientes, havendo diversas opções de software para esse efeito, entre as quais a solução i-doit (www.i-doit.org). A Eurotuz utiliza este sistema de documentação de TI em diversos projetos, de modo a garantir um funcionamento estável e eficiente das redes de informação. A ferramenta i-doit permite documentar as mudanças nos sistemas de TI, definir planos de emergência e exibir informação fundamental de forma ágil e numa localização centralizada. E por ter uma arquitetura modular, possibilita o desenvolvimento de extensões e de complementos de funcionalidade.

Para obter mais informações, contacte a Eurotux.

classificado em: ,