O que é ransomware e como proteger as empresas desta ameaça?
No dia 12 de maio, um ransomware denominado “WannaCry” marcou os cabeçalhos de jornais nacionais e internacionais. Empresas de vários setores foram alvo de um ataque informático de escala global. O ciberataque sequestrou equipamentos, cifrando os sistemas e ficheiros, e exigiu pagamento para os libertar. O ransomware em causa aproveitou uma falha de segurança dos sistemas Windows para se infiltrar nos equipamentos.
As empresas afetadas viram-se obrigadas a ativar os seus planos de contingência, o que, em alguns casos, significou forçar o encerramento dos equipamentos e desconectá-los das redes, afetando o funcionamento habitual do negócio. A Portugal Telecom (PT/Meo), a Telefonica, em Espanha, uma fábrica da Renault, em França, e hospitais no Reino Unido estão entre os casos mais conhecidos.
O que é ransomware?
Ransomware é um tipo de software malicioso (malware) que impede os utilizadores de acederem aos dispositivos ou ficheiros infetados a menos que seja pago um resgate.
Afeta computadores pessoais (desktops, laptops), servidores e outros dispositivos, como tablets e smartphones. Embora a maioria das infeções se registem em sistemas Windows, existem versões que afetam sistemas macOS, iOS, Linux e Android.
Para saber mais sobre este tema, visite a página Ransomware. Encontrará informação detalhada sobre o funcionamento desta ameaça digital, como se proteger, como remover algumas das versões mais conhecidas e conselhos úteis para evitar ser afetado.
Como é que a Eurotux ajuda as empresas a proteger o seu negócio das ameaças informáticas?
Uma das lições mais importantes a retirar do incidente que envolveu o “WannaCry” é que a proteção contra o ransomware requer mais do que a simples instalação de um software de segurança, como um antivírus. É necessário existir um conjunto de proteções e políticas de segurança ao nível das redes e das infraestruturas de tecnologias de informação (TI), nomeadamente em termos de atualizações de sistemas operativos, regras de firewall, níveis apropriados de permissões/acessos e execução de backups.
Adicionalmente, as organizações devem ter definidas políticas de segurança que minimizem as hipóteses de ficheiros maliciosos entrar no sistema ou a exploração de outros vetores de ataque.
A Eurotux é especialista em segurança informática e oferece soluções que abrangem a monitorização de infraestruturas de TI, proteção de sistemas, planos de contingência, implementação de cenários de disaster recovery e business continuity, entre outros.
Do mesmo modo, trabalha com os melhores fabricantes do mercado, nomeadamente a Sophos, para garantir que os seus clientes usufruem das soluções mais avançadas contra as ciberameaças. Os clientes com soluções Sophos Intercept X e Sophos Exploit Prevention (EXP) estão protegidos pró-ativamente contra o ransomware “WannaCry”.
A Eurotux está a organizar um webinar gratuito sobre ransomware, a decorrer no dia 5 de junho, às 11h00. Será apresentada a solução anti-ransomware Sophos Intercept X, seguida de um espaço dedicado às dúvidas dos participantes. A participação é gratuita, mas de registo obrigatório e com vagas limitadas.
O ransomware é a maior ameaça digital dos últimos anos. Afeta tanto empresas como indivíduos em grande escala. Não seja vítima de extorsão digital. Proteja os seus ficheiros, proteja o seu negócio.
Para saber quais as soluções de proteção contra ransomware mais eficazes e adequadas ao seu negócio, contacte a Eurotux.