Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Notícias Selecção nacional de Corfebol alcança resultado notável para o desporto nacional
Acções do Documento

Selecção nacional de Corfebol alcança resultado notável para o desporto nacional

Portugal conquistou a medalha de bronze no Europeu de Corfebol 2014. A Eurotux foi parceira tecnológica do evento e congratula a selecção pelo ilustre desempenho.
Publicado em 2014-11-17

A quinta edição do Campeonato da Europa de Corfebol foi realizada em Portugal, na Cidade da Maia entre 25 de Outubro e 2 de Novembro. A Federação Portuguesa de Corfebol foi a entidade organizadora e contou com o patrocínio da Eurotux, que consistiu em fornecer a infra-estrutura informática necessária para a equipa da organização do evento.

No discurso da cerimónia de encerramento do Europeu de Corfebol 2014, Paula Gomes, Secretária geral e Directora de Marketing e Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Corfebol, realça o apoio dos patrocinadores, muitos dos quais não tinham conhecimento da modalidade e que mesmo assim apostaram no evento, contribuindo para o sucesso do mesmo e para a divulgação da modalidade.

A excelente participação da selecção nacional e a boa organização do evento foram alvo das congratulações de várias instituições de todo o país, nomeadamente, da Câmara Municipal da Maia, da Câmara Municipal de Odivelas, da Federação Portuguesa de Canoagem, da Federação Portuguesa de Futebol e da Fundação do Desporto.

 

Sobre o Corfebol


Corfebol é um desporto colectivo que difere dos outros desportos similares porque é praticado por equipas mistas, formado cada um por quatro homens e quatro mulheres. Surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuyesen, fruto da necessidade de um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, solicitasse uma actividade física geral e que fosse atraente para os jovens. Teve uma boa aceitação e a modalidade expandiu-se logo após a sua apresentação.

No ano de 1985 foi realizada, no ISEF de Lisboa (actualmente a Faculdade de Motricidade Humana), a primeira acção de formação especificamente sobre Corfebol. Foi criado o primeiro núcleo de corfebol com alunos e professores do ISEF, que mais tarde será enquadrado no ISEF Agon Clube. A primeira deslocação de uma equipa portuguesa à Holanda e Bélgica foi realizada em Março de 1985. Actualmente, em Portugal, o corfebol tem cerca de mil atletas federados sendo a sua captação efectuada essencialmente ao nível do Desporto Escolar. Em termos geográficos, há uma predominância de atletas na zona de Lisboa.

 

Sobre a Federação Portuguesa de Corfebol


A F.P.C. tem o objectivo de promover, incentivar e regular a prática do Corfebol em Portugal, representar a modalidade dentro e fora do país e organizar anualmente provas consideradas convenientes à expansão e desenvolvimento do Corfebol a nível nacional, entre outros.