Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Projeto UH4SP aposta em IoT e Indústria 4.0 para revolucionar setor industrial
Acções do Documento

Projeto UH4SP aposta em IoT e Indústria 4.0 para revolucionar setor industrial

Implementar uma Smart Plant, assente na Inteligência Artificial e na eficiência operacional, é o desígnio do projeto UH4SP - Unified Hub for Smart Plants que conta com a colaboração da Eurotux.
Publicado em 2018-07-26

A Eurotux é um dos promotores do projeto UH4SP - Unified Hub for Smart Plants que aposta nos princípios da Internet das Coisas e da Indústria 4.0 para integrar todas as operações industriais numa verdadeira Smart Plant. O objetivo é assegurar a otimização logística e a eficiência plena das operações.

O projeto UH4SP nasceu em outubro de 2016, sob liderança da Cachapuz, empresa de Braga líder nacional no setor da pesagem industrial, numa parceria com a Eurotux, com o Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho e com a Associação C.C.G./Z.G.D.V. – Centro de Computação Gráfica.

O UH4SP é uma arquitetura de software que visa incorporar os paradigmas e as inovações da Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT) e da Indústria 4.0 no desenvolvimento de soluções e serviços tecnológicos que permitam integrar as operações de unidades industriais num único sistema. Através de ferramentas colaborativas, pretende-se otimizar a gestão de recursos e a eficiência das operações, bem como fortalecer o relacionamento com os clientes e melhorar o atendimento às suas necessidades e solicitações.

Os domínios de intervenção do projeto UH4SP passam pela otimização e simulação, nomeadamente no escalonamento e nivelamento do processamento de operações, na otimização de rotas e na sua simulação, mas também pela plataforma computacional, por via de arquiteturas de cloud e cloud providers, de fluxos de dados em ambientes de IoT, de armazenamento e tratamento de grandes volumes de dados, de machine learning e de monitorização de infraestruturas. O objetivo é igualmente desenvolver novos métodos de sensorização, designadamente para melhorar os processos de reconhecimento de pessoas e de viaturas, e auxiliar a navegação in-plant, e ainda a assistência remota através de tecnologias de Realidade Aumentada.

A missão última desta colaboração que conta com o contributo da Eurotux é viabilizar a implementação de uma verdadeira Smart Plant, com todas as operações industriais a serem movidas pelos princípios da Inteligência Artificial e da eficiência. Com a otimização logística no horizonte, estamos perante uma nova abordagem global do negócio, com foco na diferenciação pela eficácia operacional.

O envolvimento da Eurotux neste projeto reflete o empenho da empresa nas áreas da investigação e do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com vista à automatização eficiente das operações. Um investimento estratégico que contribui para o crescimento da própria empresa, mas também para o bem comum do setor industrial nacional e internacional.

Para saber mais informações sobre o projeto UH4SP consulte o site http://www.uh4sp.com.