Acções do Documento

Monitorização

A Eurotux implementa projetos de Monitorização e Alarmística que assentam em tecnologias Open Source e que permitem detetar incidentes e despoletar os alertas correspondentes para que sejam registados e tratados.

O elevado número de sistemas e serviços utilizados para armazenar, tratar, processar e transmitir dados e as correspondentes integrações, potencia falhas que afetam os Sistemas de Informação. Para dar resposta a estes desafios, a Eurotux implementa soluções de Monitorização e Alarmística que podem acompanhar de forma abrangente e permanente o comportamento de serviços, sistemas e infraestruturas das organizações. Estas soluções poderão utilizar mecanismos de alarmística baseados em email e SMS, ou noutros serviços com os quais seja possível integrar.

Redução de indisponibilidade, deteção célere de incidentes e gestão de capacidade são os grandes benefícios da Solução de Monitorização e Alarmística da Eurotux.

Este serviço sustenta o trabalho das equipas técnicas no que diz respeito à Gestão de Incidentes e Gestão de Capacidade, uma vez que para além de detetar falhas, poderá ainda recolher métricas de desempenho e capacidade. Permite também a elaboração de relatórios técnicos de disponibilidade e a geração de métricas de capacidade para análise permanente. Adicionalmente, é possível complementar a plataforma com uma componente de dashboards que se adaptam às necessidades do cliente em termos visuais e de lógica de monitorização, ajudando as equipas de operação a identificar visualmente os indicadores problemáticos.


Funcionalidades e Benefícios

A Solução de Monitorização da Eurotux permite identificar, registar e analisar de forma célere problemas aplicacionais e de infraestruturas, com destaque para as seguintes características e funcionalidades:

  • Foco em ocorrências registadas como anormais pelas métricas das infraestruturas;
  • Aceleração da resolução de problemas analisando registos no contexto da ocorrência;
  • Integração com workflows de sistemas internos dos clientes (exemplo: CMDB).

 

Serviço à medida de cada cliente

Assente em tecnologias open source, como o Icinga e o Nagios, a Solução de Monitorização da Eurotux é adaptada às necessidades dos clientes, com a instalação de ferramentas específicas e adequadas a cada caso, para fazer face às soluções utilizadas e aos desafios em questão.

Graças à captura e à análise de dados em tempo real, é possível verificar o estado de dispositivos e aplicações, analisar o desempenho das várias componentes e registar detalhadamente o comportamento dos serviços. Desta análise global resultam relatórios que permitem analisar todos os comportamentos numa infraestrutura.

Apoiado numa infraestrutura distribuída e com alta disponibilidade, possibilita a monitorização do sistema de TI do cliente, independentemente da sua dimensão e/ou dispersão geográfica.

________________________________________________________

Descubra as Soluções de Monitorização da Eurotux

A Eurotux disponibiliza uma ferramenta de monitorização, com capacidade para vigiar infraestruturas, plataformas, serviços e aplicações. Conheça as suas funcionalidades.