Acções do Documento

Monitorização

A Eurotux presta Serviços de Monitorização e Alarmística com soluções que assentam em tecnologias open source e que permitem detetar falhas e incidentes que podem prejudicar as redes empresariais, bem como remediar eventuais ameaças em andamento.

Na complexidade do mundo atual, com a proliferação de aplicações, infraestruturas e serviços, e com a imensidão de dados processados pelas empresas, torna-se complicado ter um controlo e um olhar atento sobre os sistemas de Tecnologias de Informação (TI). Para colmatar este desafio, a Eurotux disponibiliza um Serviço de Monitorização e Alarmística ininterrupto, que permite uma visão de 360 graus sobre todos os sistemas de uma rede empresarial, de plataformas, de serviços ou de aplicações.

Redução de riscos de disponibilidade, poupança de tempo e dinheiro são os grandes benefícios do Sistema de Monitorização da Eurotux.

A monitorization as a service assenta numa filosofia de intervenção proactiva, permitindo a identificação de falhas e de ameaças antes que ocorram danos ou que os serviços sejam interrompidos ou afetados. Essas ações de deteção são acompanhadas de um sistema de alarme que envia notificações através de email, SMS ou de outros meios, alertando para essas falhas.

O serviço potencia uma atuação global que permite acompanhar de forma detalhada e em tempo real, todas as incidências dos sistemas, independentemente da dimensão e complexidade das infraestruturas. A monitorização permanente permite agir preventivamente, bem como executar ações de remediação de incidentes de forma imediata. Assim, é possível reduzir a indisponibilidade e garantir a estabilidade, poupando tempo e dinheiro, uma vez que se evitam paragens devido a incidentes.

Funcionalidades e Benefícios

O Serviço de Monitorização da Eurotux permite identificar, analisar e resolver de forma célere problemas aplicacionais e de infraestruturas, com destaque para as seguintes características e funcionalidades:

  • Foco em ocorrências registadas como anormais pelas métricas das infraestruturas;
  • Aceleração da resolução de problemas analisando registos no contexto da ocorrência;
  • Integração com workflows de sistemas internos dos clientes (exemplo: CMDB).

 

Serviço feito à medida de cada cliente

Assente em tecnologias open source, como o Icinga e o Nagios, o Serviço de Monitorização da Eurotux é adaptado às necessidades dos clientes, com a instalação de ferramentas específicas e adequadas a cada caso, para fazer face às soluções utilizadas e aos desafios em questão.

Graças ao cruzamento de dados em tempo real, é possível verificar o estado de dispositivos e aplicações, analisar o desempenho das várias componentes e registar detalhadamente todas as ações. Desta análise global resultam relatórios que permitem analisar todos os comportamentos numa infraestrutura.

Apoiado numa infraestrutura distribuída e com alta disponibilidade, possibilita a monitorização do sistema de TI do cliente, independentemente da sua dimensão e/ou dispersão geográfica.

________________________________________________________

Descubra as Soluções Eurotux destinadas à Monitorização

A Eurotux disponibiliza de uma ferramenta própria de monitorização, com capacidade para vigiar infraestruturas, plataformas, serviços e aplicações. Conheça melhor as suas funcionalidades.