Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada Grupo Eurotux aposta em Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Science
Acções do Documento

Grupo Eurotux aposta em Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Science

O Grupo Eurotux está empenhado na inovação e na investigação para o desenvolvimento de tecnologias de Inteligência Artificial (IA), com foco na Indústria 4.0., no Machine Learning e em Data Science.
Publicado em 2018-11-23

Já ninguém duvida que a Inteligência Artificial (IA) vai transformar a vida humana de forma determinante e já está a ter efeitos decisivos no atual quotidiano das sociedades mais desenvolvidas. O Grupo Eurotux não é indiferente a esta realidade, nem às novas tendências tecnológicas que começam a impor-se no mundo dos negócios, como a Indústria 4.0 e o Machine Learning.

As diversas empresas do Grupo Eurotux têm estado sempre atentas às tecnologias emergentes. A estratégia passa por continuar a apostar na investigação e em reforçar conhecimentos, aplicando as novas tendências nos diversos projetos realizados.

Uma das iniciativas em que a equipa de Investigação e Desenvolvimento da Eurotux tem estado envolvida é o projeto UH4SP – Unified Hub for Smart Plants. Trata-se de uma arquitetura de software que pretende tirar partido das inovações da Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT) e da Indústria 4.0. para implementar o conceito de Fábrica Inteligente (ou Smart Plant). Estamos no domínio de uma nova abordagem global do negócio, com recurso a ferramentas colaborativas e inteligentes, para tratamento e análise de dados, com foco na otimização logística e na eficiência plena de operações. O projeto envolve um consórcio que inclui, além da Eurotux, a Cachapuz, empresa líder em Portugal na conceção e fabrico de equipamentos de pesagem industrial, a Universidade do Minho e o Centro de Computação Gráfica. Esta parceria procura desenvolver tecnologias determinantes para a indústria do futuro. O reconhecimento visual, a deteção de padrões e anomalias em dados registados pela IoT, e a distribuição e federação de dados geograficamente distribuídos são algumas das temáticas visadas.

Machine Learning e Deep Learning

O UH4SP desenrola-se também em torno de outra grande tendência em termos de desenvolvimento de software, o Machine Learning, que é encarado como fundamental na estratégia de crescimento da Eurotux. Este método de ciência computacional, em que uma máquina é habilitada a aprender sem que seja necessário programá-la para esse efeito, pode transformar radicalmente o processo de desenvolvimento de aplicações informáticas. A Dipcode, empresa de Desenvolvimento Web do Grupo Eurotux, tem colaboradores empenhados a tempo inteiro no estudo destas novas tecnologias. A investigação está focada em algoritmos de Machine Learning e de Deep Learning, nomeadamente em redes neuronais, com os objetivos de processamento de imagem, de linguagem e de previsões.

O Grupo Eurotux encontra-se igualmente comprometido com a inovação no campo da qualidade, designadamente com vista à implementação de ferramentas avançadas de análise estatística que permitem maximizar os insights sobre os dados dos serviços e perceber as relações entre as diversas variáveis. No tempo do Big Data, em que as empresas lidam com uma imensidão cada vez maior de dados, implementar análises de qualidade inteligentes é fundamental para detetar anomalias e discrepâncias, bem como para controlar limitações e testar novas especificações. Estas análises também permitem assinalar áreas problemáticas ou novas oportunidades para melhoramentos, contribuindo, desta forma, para o contínuo incremento do processo de qualidade.

À medida que as realidades sociais e empresariais vão ficando cada vez mais conectadas e inteligentes, o Grupo Eurotux está empenhado na inovação e no desenvolvimento de IA, apostando em tecnologias, formação, recursos e investigação para impulsionar avanços nesta área. Este compromisso resulta do espírito de missão em disponibilizar soluções end-to-end cada vez mais eficientes aos clientes, bem como do desejo de estar entre os líderes da grande Revolução Inteligente que já está em marcha.